quinta-feira, 12 de julho de 2012

Fitas Coloridas nos Atletas?? É Kinesio Taping!!!


Tenho quase certeza que todos que estão lendo esse texto agora já viram, em algum esporte, um atleta usando uma faixa colorida em alguma parte do corpo. E também já deve ter pensado o que seria aquilo...

Essa faixa colorida que os atletas usam no corpo faz parte de uma técnica usada na fisioterapia, que tem o nome de Kinesio Taping.

A técnica foi inventada por um fisioterapeuta japonês, chamado Kenzo Kase, que, por sinal, adora o Brasil, e vive por aqui dando cursos e indo a Congressos.

O método consiste na aplicação de uma bandagem elástica colorida, feita de algodão, que usa uma cola termo-ativada como adesivo, e permite movimentos articulares, e a respiração normal da pele onde é utilizada.

Sua aplicação é mais complexa do que parece, e cada tensão e disposição serve para um objetivo diferente.

Como exemplo, temos que, em geral, as aplicações com baixa tensão (quase sem tensionar a faixa) têm por finalidade melhorar a circulação e reduzir a dor. Já as aplicações com tensões maiores são utilizadas visando sustentar um membro ou ajudar nas funções musculares.

A cola da faixa é termo-ativada, e, sendo assim, o calor da pele ajuda na fixação da faixa. A bandagem chega a durar de 3 a 4 dias no corpo.

É importante salientar que a faixa elástica NÃO possui nenhum tipo de medicamento. Sua função é exclusivamente biomecânica.

Na prática, a Kinesio pode ser utilizada para redução de dor, redução de edema (inchaço), aceleração na absorção de Hematomas, estabilização extra das articulações, e também para ativar ou inibir um músculo.

Deve ser sempre aplicada por um fisioterapeuta, e este deve ter realizado o curso próprio do método, para que não haja erros de aplicação. E viva a tecnologia em favor do esporte!!!

Bom jogo a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário